Acidente de consumo: relate seu caso
12/08/2014 - 14:50

Um acidente de consumo ocorre quando um produto ou serviço prestado provoca dano ao consumidor, mesmo quando utilizado ou manuseado de acordo com as instruções de uso. O produto ou serviço não necessariamente precisa ter sido comprado por você. 

Sua participação é fundamental. Relate o seu acidente de consumo. 

Como seu relato, estimularemos a tomada de decisão por agentes públicos, privados e do terceiro setor, visando à prevenção dos acidentes de consumo no Brasil.

ACIDENTE DE CONSUMO

O que é?

É o acidente que acontece quando um produto ou serviço provoca dano à saúde ou à segurança do consumidor, mesmo quando utilizado adequadamente ou de acordo com as instruções de uso fornecidas pelo fornecedor.
Exemplos: quedas provocadas por um piso escorregadio ou escadas metálicas, choques com produtos elétricos, cortes devido à abertura de embalagens, ingestão de alimentos contaminados, cortes ou lesões provocados por produtos infantis.

O que causa?

1- Defeito no produto ou serviço;
2- Falta de informação sobre o uso adequado;
3- Informações incorretas (em embalagens, manuais etc) em relação ao uso;
4- Ausência de atuação preventiva dos fornecedores.

O que fazer?

1. Relate o seu caso no site do Inmetro:
2. Preencha todos os campos com o máximo de detalhes possível;
3. Entre em contato com a empresa que forneceu o produto ou o serviço;
4. Se a empresa não resolver, procure um órgão de defesa do consumidor e faça a sua reclamação para buscar seus direitos.

Como registro meu acidente de consumo?

Basta preencher o formulário no site institucional do Inmetro, que é a interface entre o consumidor e o Sinmac. Ele é amigável, ou seja, as informações solicitadas nos campos são de fácil entendimento.

Para que serve o Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac)?

O Sinmac recebe e disponibiliza dados estatísticos de acidentes de consumo registrados no País, por meio de consultas com filtros por tipo e classe de produto, estado e detalhes sobre os acidentes. 

Com esses dados, o Inmetro pode estudar novas certificações, aperfeiçoar regulamentos, recomendar recalls ou até mesmo desenvolver campanhas educativas, com foco na segurança. Isso aconteceu, por exemplo, com escadas domésticas, berços infantis, cadeirinhas de bebê para automóvel, entre outros. 

Já a indústria poderá ter acesso a relatórios analíticos, possibilitando sua atuação em duas frentes: aperfeiçoamento dos produtos existentes no mercado e fabricação de melhores produtos. Com isso, o consumidor será o maior beneficiado.

Sua participação é fundamental. Relate o seu acidente de consumo.

Com o seu relato, estimularemos a tomada de decisão por agentes públicos, privados e do terceiro setor, visando à prevenção dos acidentes de consumo no Brasil.