Regional de Guarapuava

A Regional de Guarapuava foi criada em 1968, um ano após a criação do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, com sede em Curitiba. Sua área de atuação abrange 82 municípios da Região Centro-Sul.

A equipe de técnicos e metrologistas da Regional executam praticamente todos os serviços delegados do INMETRO, como a fiscalização e verificação de produtos pré-medidos (pré-embalados), de instrumentos de medir (balanças, bombas de combustíveis, taxímetros, esfigmomanômetros, radares, cronotacógrafo, entre outros), produtos com certificação compulsória (brinquedos, preservativos, pneus, mamadeiras, tomadas, interruptores, lâmpadas, material escolar, colchões, entre tantos outros), calibração e ensaios de instrumentos.

A cidade de Guarapuava foi escolhida para abrigar uma das quatro Regionais do IPEM-PR por sua importância no cenário econômico do Estado. Localizada entre as cidades de Curitiba e Foz do Iguaçu, às margens da principal Rodovia do Mercosul, que liga o Porto de Paranaguá ao Paraguai e à Argentina.

A economia da Região Centro-Sul do Paraná é bastante diversificada, destacando-se no segmento agrícola, madeireiro e produção de grãos. Desta forma a indústria alimentícia e de papel vem se desenvolvendo a passos largos na região. Além de cooperativas que colaboram com o crescimento da região. Daí a importância da instalação da Regional do IPEM-PR em Guarapuava.

   Uma curiosidade sobre a Regional do Centro-Sul do Estado, é que possui as maiores distâncias entre os 84 municípios atendidos.

 

 

FOTO REGIONAL DE GUARAPUAVA 1

 

 

regional_guarapuava_caminhao

 

LABORATÓRIO DE PRÉ-MEDIDOS (PRÉ-EMBALADOS)

Os produtos pré-embalados, ou pré-medidos, são aqueles embalados e medidos sem a presença do consumidor, e que se encontram em condições de comercialização, como arroz, feijão, produtos de limpeza e de higiene pessoal, ovos de Páscoa, pescados congelados, produtos natalinos, produtos agrícolas, alguns materiais de construção, entre tantos outros.

Os produtos pré-medidos ou pré-embalados representam aproximadamente 80% de tudo que a sociedade consome, e estão na lista de produtos fiscalizados pelo IPEM-PR.

Os agentes do IPEM-PR percorrem diariamente o comércio e as indústrias para fiscalizar esses produtos, para garantir que o consumidor vai levar para casa aquilo que comprou como está indicado na embalagem. Por outro lado, a indústria conta com um importante colaborador, estabelecendo um padrão quantitativo. Essas ações visam manter o equilíbrio dessas relações comerciais.

Muitos dos produtos fiscalizados são levados para o Laboratório de Pré-Medidos (Pré-Embalados), onde são realizados testes com várias unidades, seguindo Normas do INMETRO, e contando com a presença do fabricante.

laboratório de guarapuava
 

 

Serviço
Gerente: José Nael dos Anjos
Telefone/Fax: (42) 3623-1685 / (42) 3626-2315
Endereço: Rua Azevedo Portugal, 1030
CEP 85.010-200 - Guarapuava/PR
Abrangência: 82 municípios
Fundação: 1968