Dia do Metrologista – 26 de junho 25/06/2022 - 19:52

No Brasil, 26 de junho é a data escolhida para comemorar o Dia Nacional do Metrologista. Nesta data, em 1862, o Imperador Dom Pedro II promulgou a lei nº. 1175, pela qual o País adotou o Sistema Métrico Decimal (que mais tarde, em 1960, seria substituído pelo Sistema Internacional de Unidades – SI, atualmente em vigor, mais complexo e sofisticado).

O metrologista é o profissional que trabalha com a ciência das medições e como elas podem ser aplicadas na sociedade. A principal aplicação da metrologia acontece no estudo e padronização dos pesos e medidas, e também na implementação de sistemas de unidades. Este profissional pode atuar em três grandes áreas: a metrologia científica, metrologia industrial, e metrologia legal. Estas três áreas realizam atividades diferentes, exigindo um conhecimento específico do metrologista.

A Metrologia Legal se refere às exigências legais, técnicas e administrativas, relativas às unidades de medida, aos métodos de medição, aos instrumentos de medir e às medidas materializadas.

A maioria dos produtos que consumimos são medidos de alguma forma, podendo ser previamente pesado, como um pacote de macarrão, ou pesado nas vistas do consumidor, quando pede um quilo de algum produto, como carne, verdura, etc.

Mas não são somente produtos que são medidos, alguns serviços também passam por medição, como um medidor de comprimento e tempo – taxímetro, que mede a  distância percorrida e calcula o valor da corrida. A água que chega à nossa casa é medida por um aparelho, chamado hidrômetro, que registra quantos metros cúbicos de água foram consumidos. Quando vamos ao médico, ele mede a nossa pressão arterial usando um instrumento chamado esfigmomanômetro. Também mede a nossa temperatura, usando um termômetro clínico.

Na área de avaliação da conformidade, o Inmetro apresenta serviços que são fundamentais para o desenvolvimento do Brasil, como: programas de avaliação da conformidade de produtos, que vão de isqueiros, brinquedos a panelas de pressão, e uma infinidade de produtos que devem trazer o Selo de Conformidade.

Se quase tudo o que compramos é medido, como saber se as medições estão sendo realizadas corretamente? Quem garante que o pacote de arroz de 5kg tem, de fato, cinco quilogramas? Quem controla a qualidade das medições realizadas pelas balanças, taxímetros, bombas medidoras de combustível e tantos outros instrumentos usados para medir os produtos que consumimos?

Os metrologistas desenvolvem papel fundamental ao prover à sociedade confiança nas medições, garantindo assim o desenvolvimento industrial, competitividade justa no mercado interno e externo e proteção ao consumidor.

Através de convênio com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, que delegou suas atividades no Estado ao Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, com a atuação dos nossos metrologistas, a sociedade paranaense conta com maior segurança e garantia de que paga por aquilo que consome, além de adquirir produtos certificados que trazem o Selo de Conformidade, garantindo que passaram por testes de eficiência e segurança.

Aos nossos metrologistas, parabéns pelo seu dia, com o reconhecimento pelo trabalho sério e responsável que exercem diariamente.

GALERIA DE IMAGENS