O presidente Rogério Moletta visitou a Regional de Londrina 29/12/2021 - 10:41

O presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (IPEM-PR), Rogério Moletta Nascimento, esteve na Regional de Londrina no dia 14 de dezembro, onde foi recepcionado pelo gerente Marcelo Trautwein e todos os funcionários da unidade em Londrina. O presidente fez uma visita ao Laboratório Têxtil, que tinha acabado de ser aprovado em programa de proficiência promovido pelo SENAI de SC.

Segundo o presidente do IPEM-PR, o Laboratório Têxtil de Londrina participou recentemente, junto com outros nove laboratórios do país, do programa de ensaio de proficiência, organizado pelo SENAI de Santa Catarina. Os laboratórios juntaram suas amostras de tecidos e fizeram as checagens necessárias. O Laboratório Têxtil de Londrina foi aprovado neste programa do SENAI (esse assunto será tratado mais detalhadamente em matéria específica).

Ensaio de Proficiência - Programas de ensaios de proficiência são utilizados mundialmente como um dos mecanismos de controle de qualidade laboratorial. Bons resultados nestes programas garantem maior confiabilidade para os clientes e desempenham um importante papel no reconhecimento do laboratório pelos organismos credenciadores ou certificadores.

Ainda na Regional de Londrina, Rogério Moletta conversou com o gerente Marcelo Trautwein sobre as necessidades da Regional para 2022, e as metas a serem atingidas dentro do convênio estabelecido com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro. O IPEM-PR, órgão delegado do Inmetro, deve cumprir com o que foi acordado no convênio assinado no final de 2020.

LALON - O Laboratório de Londrina, Laboratório Têxtil realiza ensaios em tecidos, sendo o único laboratório público de ensaios têxteis no Brasil, acreditado pelo Inmetro pela ISO 17025/2017. Através de convênio com o Inmetro, o Laboratório Têxtil de Londrina auxiliou, desde a sua criação, os órgãos da Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade do Inmetro – RBMLQ-I, garantindo o suporte técnico tanto na realização dos ensaios, bem como com o treinamento dos fiscais que realizam a coleta dos produtos têxteis, o que permite a qualificação adequada dos agentes públicos.