Gerência de Verificação Metrológica

A GEVEM é responsável por realizar os serviços de verificação metrológica em todo o Estado do Paraná, garantindo a justeza nas relações comerciais e o cumprimento de Normas e Regulamentos Técnicos relacionados à atividades comerciais, saúde e segurança dos cidadãos.

Nossa missão é assegurar que as medições realizadas nos mais diversos setores sejam exatas e confiáveis, garantindo a justiça nas transações e a proteção dos consumidores. Contamos com uma equipe especializada, padrões e equipamentos de alta tecnologia para realizar as verificações com rigor e precisão, garantindo a qualidade e a confiabilidade dos serviços prestados. Acreditamos que a confiança é a base para um mercado saudável e justo, e é por isso que nos dedicamos diariamente a garantir a conformidade das medições e a segurança dos cidadãos do Paraná.

Nosso compromisso é com a excelência, a transparência e o comprometimento em proporcionar um ambiente comercial mais seguro e confiável para todos os envolvidos. Conte conosco para assegurar a exatidão das medições e a proteção dos seus direitos como consumidor. Estamos aqui para servir e promover a integridade no mercado paranaense.

Conjunto de operações, compreendendo ensaios, marcação ou selagem, emissão de certificado e/ou laudo de exame metrológico, que constate que o instrumento de medição ou medida materializada, em verificação, satisfaz exigências regulamentares legais e técnicas.

  As verificações são obrigatórias, conforme a Resolução CONMETRO 011/88.

  Taxas de serviços metrológicos

O valor das taxas de serviços Inmetro são estabelecidas pela Portaria interministerial nº 44, de 27 de janeiro de 2017 e são variáveis conforme o tipo da verificação (inicial ou subsequente) bem como pelas características do modelo e tipo de instrumento verificado.

É realizada em instrumentos novos, antes de serem comercializados, de preferência, nas dependências do fabricante.

É aplicada em instrumentos de medição que estão em uso no comércio, indústria e serviços - locais onde estiverem instalados . A validade da verificação é determinada em anos após a expiração do ano calendário no qual o instrumento foi verificado pela última vez e sua periodicidade, em geral, é de 1 ano. A verificação consiste em procedimentos de:

 Exame visual

 Ensaio de medição

 Aposição das marcas de verificação e de selagem

 

Alguns instrumentos necessitam de instalações adequadas para a verificação periódica. O IPEM-PR dispõe de instalações como:

 posto de verificação de veículo tanque ferroviário (vagão tanque)

 posto de verificação de veículo tanque rodoviário (caminhão tanque)

 posto de ensaio de cronotacógrafos

 posto de verificação de taxímetro

 

Solicitação do serviço
É executado pelo IPEM-PR de acordo com um cronograma de trabalho ou por solicitação do detentor do instrumento.

 

Os instrumentos de medição estarão sujeitos à verificação após reparo sempre que:

  • forem submetidos a reparo e/ou manutenção;
  • forem reprovados nas verificações subsequentes; e
  • tiverem o período de validade da verificação expirado prematuramente, isto é:
    • o instrumento não cumpre com os erros máximos permitidos em serviço,
    • modificações são feitas as quais podem influenciar as propriedades metrológicas do instrumento ou dilatar ou restringir sua destinação de uso,
    • as designações prescritas do instrumento são trocadas ou é aplicada uma designação, inscrição, grandeza ou graduação indevida ou não permitida,
    • a marca de verificação ou uma marca de selagem está irreconhecível, obliterada ou removida do instrumento.

Nesta verificação são repetidos os procedimentos da verificação subsequente, a retirada das marcas reparado e de selagem deixadas pelas oficinas autorizadas e aposição de novas marcas de verificação e de selagem.

 

Importante:
Apenas oficinas autorizadas pelos órgãos delegados do Inmetro têm permissão para realizar reparo e manutenção em instrumentos de medição que possuam portaria de aprovação de modelo em vigor. É essencial que o proprietário do instrumento verifique se a empresa prestadora desse tipo de serviço possui sua autorização válida.
Se surgirem dúvidas, estamos à disposição para ajudar. Entre em contato com o IPEM para obter informações e esclarecimentos necessários. Nossa equipe está pronta para oferecer suporte e garantir que os procedimentos sejam realizados de acordo com as normas e regulamentos vigentes.

 Relação de empresas autorizadas