Sede

SEDE

 

SEDE

 

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná – IPEM-PR foi criado pela Lei Estadual nº 5.652 de 6 de outubro de 1967. Ano em que foi adquirido o terreno na Rua Estados Unidos, 135, para a construção da sede própria em Curitiba. O IPEM-PR antes disso era uma Divisão de Pesos e Medidas, ocupando um prédio em frente à Secretaria da Agricultura, na Rua dos Funcionários.

Em 1998 foi inaugurada a nova sede do IPEM-PR. Sua área de atuação abrange 46 municípios da Região Leste e Região dos Campos Gerais.

O prédio da sede do Instituto conta com 2.502,71 m² de construção, numa área de terreno de 3.320,40 m².

A presidência está na Sede do Instituto em Curitiba, exercendo atividades de cunho estratégico para a Instituição, mantendo uma visão de gestão nas áreas técnica, administrativa, comunicação e planejamento. O presidente representa a interface de todas as atividades com o INMETRO, e com as Secretarias do Governo do Estado, além de instituições e associações públicas ou privadas que se relacionam com os trabalhos executados pelo IPEM-PR.

O Brasil possui uma legislação abrangente e moderna voltada à metrologia legal e à qualidade industrial, que tem por objetivo proteger o cidadão nas suas relações de consumo, e também de estimular a justa e leal concorrência entre as empresas. A direção do IPEM-PR tem como regra essa relação, que comanda a sua estrutura de atuação, norteada pela diretoria, através da Presidência, da Diretoria de Metrologia e Qualidade e da Diretoria Administrativa e Financeira.

A Sede do IPEM-PR em Curitiba mantém um laboratório de pré-medidos e um laboratório de calibração e ensaios (acreditado pela CGCRE) , revitalizados recentemente. As gerências de Pré-Medidos, de Fiscalização, de Verificação Metrológica, e de Calibração e Ensaios estão abrigadas junto à Sede em Curitiba. Na Capital também está localizada a subsede do IPEM-PR, que abriga a Gerência de Avaliação Técnica.

A equipe de técnicos e metrologistas da Sede executam praticamente todos os serviços delegados do INMETRO, como a fiscalização e verificação de produtos pré-medidos (pré-embalados), de instrumentos de medir (balanças, bombas de combustíveis, taxímetros, esfigmomanômetros, radares, cronotacógrafo, entre outros), produtos com certificação compulsória (brinquedos, preservativos, pneus, mamadeiras, tomadas, interruptores, lâmpadas, material escolar, colchões, entre tantos outros), calibração e ensaios de instrumentos.

Na Sede se encontram ainda a Ouvidoria e a Corregedoria, exercendo papel fundamental nas relações externas e internas do IPEM-PR.

 

 

vagas tanque

 

vagas tanque

 

Postos de verificação de veículos e vagão-tanque

O Posto de Verificação de Caminhão-Tanque está localizado no Bairro Atuba, e o Posto de Verificação de Vagão-Tanque fica em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba.

O transporte de combustíveis líquidos é realizado através de caminhões ou vagões-tanque. Para que o comprador possa receber exatamente a quantidade de litros pelo qual pagou é necessário que o veículo, seja o caminhão ou o vagão, conte com a verificação do IPEM-PR, que certifica a capacidade do caminhão ou do vagão-tanque.

Os técnicos do IPEM-PR conferem a capacidade do tanque enchendo com água os compartimentos dos veículos. O volume de água colocado no tanque é medido com precisão por meio de um medidor volumétrico calibrado.

A única maneira de conhecer a capacidade volumétrica do tanque do caminhão ou do vagão tanque é mediante o Certificado de Verificação Volumétrica, emitido pelos postos de Verificação de Tanques (VT) do IPEM-PR.

 

NOSSOS ENDEREÇOS