IPEM-PR doa alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal ao Provopar 13/01/2022 - 15:46

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná realiza a verificação de produtos pré-medidos ou previamente embalados, que são aqueles embalados longe das vistas do consumidor. Os produtos são coletados nos pontos de venda e indústrias, e após análise no Laboratório, as mercadorias são disponibilizadas, por prazo determinado, para retirada pelo fabricante, ou deixados para doação. Após esse prazo, as mercadorias são doadas ao Provopar, entidade sem fins econômicos e lucrativos, com finalidade de assistência social.

No final do ano passado, no dia 22 de dezembro, o gerente Sérgio Camargo, Gerência de Produtos Pré-Medidos do IPEM-PR, entregou ao Provopar aproximadamente 200 kg de produtos que são mais consumidos na época de Natal e ano novo, entre alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal. “Os produtos entregues à entidade de assistência social estão sempre em perfeitas condições de consumo e dentro do prazo de validade”, afirmou o gerente.

Segundo Sérgio Camargo, os testes no Laboratório do IPEM-PR verificam o quantitativo do produto e aspectos formais da embalagem, que são estabelecidos pelas normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro. “O consumidor não tem condições de verificar se um panetone, por exemplo, tem o quantitativo indicado na embalagem! Esse é o trabalho que nós fazemos, verificamos a veracidade das informações constantes na embalagem. Além disso, é necessário que essas informações estejam claras e visíveis para o consumidor”, explicou o gerente de Pré-Medidos do IPEM-PR.

Entre os produtos alimentícios doados estão panetones, chocotones, wafer recheado, frutas secas, maionese, milho para pipoca, leite, lentilha, açúcar, trigo para quibe, fubá, arroz, feijão, entre outros. Entre os produtos de limpeza e de higiene pessoal estão detergentes, sacos para lixo, gel dental e shampoo.

Orientações ao consumidor:

- todo produto deve apresentar indicação quantitativa na embalagem;

- o peso da embalagem deve ser descontado do peso bruto (embalagem + produto);

- leia com atenção as indicações na embalagem e na etiqueta;

- não se engane com as indicações do tipo “Tamanho Família”, pois embalagens de tamanhos iguais podem conter quantidades diferentes.

Ouvidoria - Em caso de dúvida ou para fazer denúncia, o consumidor deve entrar em contato com a Ouvidoria do IPEM-PR, por e-mail ouvidoria@ipem.pr.gov.br, ou no telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h; ou através do site do IPEM-PR, no link “Ouvidoria”.

GALERIA DE IMAGENS