Ouvidoria

Concebidas como uma instância para possibilitar a participação dos cidadãos e aprimorar o controle social sobre as instituições públicas, as ouvidorias públicas promovem e garantem os direitos de cidadania, por meio do diálogo e da prestação de contas.

Condutora de opiniões, reclamações e denúncias, a Ouvidoria atua na mediação de conflitos entre o cidadão e a instituição, fundamentando a sua atividade nos princípios da ética, eficiência, sigilo, boa-fé, isenção, contraditório e transparência nas relações entre o Estado e a sociedade.

A Ouvidoria do IPEM-PR

O objetivo da Ouvidoria do IPEM-PR é promover a participação do cidadão e empresário, garantir a transparência e a accountability (responsabilização) das entidades, bem como receber, analisar, encaminhar e acompanhar as manifestações dos cidadãos e empresários, denúncias de irregularidades, reclamações, sugestões, elogios ou outras demandas relacionadas à atuação da sociedade e ambiente empresarial.

ATENDIMENTOS REALIZADOS
  JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ  TOTAL
2016 35 46 49 41 23 37 53 62 46 51 39 47 529
2017 70 85 97 44 41 51 57 53 56 70 47 33 704
2018 36 44 34 70 40 50 56 64 49 63 50 44 600
2019 42 55 54 63 49 93 72 108 82 75 49 54 796
2020 49 48 61 21 50 20 30 33 52 27 25 24 440
2021 43 46 60 35 43 42 39 34 42 44 66 47 541
2022 26 40 41 41 40 28 35 40 37 35 25 36 424
2023 65 34 52 47 56 61 67 63 70 67 63 48 628
2024 68 82                      
Referem-se a denúncias e reclamações, não incluem solicitações.

 

RELATÓRIOS DE SOLICITAÇÕES E ATENDIMENTOS
2023 1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE 4º TRIMESTRE
2024      

 

 

 

Serviço
horário de atendimento no 0800 645 0102
de segunda à sexta, 8h as 12h e 13h as 17h
Ouvidor - Sergio Jose Camargo

 

Quando usar a Ouvidoria?

A Ouvidoria do IPEM-PR está disponível para receber sugestões, denúncias e elogios em primeira instância, assim como reclamações, solicitações e dúvidas não solucionadas pelos canais de atendimento convencionais. Ela abrange questões relacionadas aos processos de fiscalização, verificação da conformidade de produtos e serviços, e verificação metrológica, segundo as regulamentações estabelecidas pelo INMETRO. A Ouvidoria é um recurso valioso para os cidadãos e empresários contribuírem com suas opiniões e feedbacks, visando aprimorar a qualidade dos serviços e a atuação do IPEM-PR, de forma transparente e imparcial

Perguntas Frequentes

Como Denunciar?

A Ouvidoria é o canal oficial para recebimento de denúncias relacionadas a balanças, bombas de combustível, brinquedos, certificação INMETRO, extintores de incêndio, inspeção em ônibus escolar, instaladores de kit GNV, produtos pesados e medidos, produtos têxteis, radares (medidores de velocidade) e casos de corrupção.

Se você identificou qualquer irregularidade ou deseja fazer uma denúncia em relação a esses assuntos, pedimos que entre em contato conosco por meio dos canais disponíveis para a Ouvidoria do IPEM-PR. Você pode entrar em contato conosco via telefone, e-mail ou preenchendo o formulário específico disponível em nosso site.

Importante: A Ouvidoria tem a obrigação legal de manter o sigilo a respeito da identidade do denunciante de boa-fé Todas as denúncias são tratadas com confidencialidade e serão investigadas de forma adequada e imparcial.

FAÇA UMA DENÚNCIA

 

As manifestações recebidas pela Ouvidoria são registradas com um número de protocolo, incluídas no banco de dados e endereçadas às Áreas do IPEM-PR responsáveis pelo assunto da mensagem. Em cada uma das Áreas, os interlocutores recebem as manifestações e acionam os departamentos responsáveis.

Em até 20 (vinte) dias, os interlocutores devem receber a devida orientação das equipes técnicas e responder à solicitação da Ouvidoria, orientando-a na resposta final aos manifestantes.

Registre-se que a Ouvidoria do IPEM-PR atende ao que está previsto na Lei 13.460/17 e Instrução Normativa n.º 05/2018 CGU/OGU que a resposta da Ouvidoria ao manifestante deverá ser enviada no prazo de até 30 (trinta) dias, prorrogáveis por igual período, mediante justificativa expressa.

A Ouvidoria também é responsável por fazer uma análise qualitativa das mensagens tratadas para verificar oportunidades de melhoria de procedimentos e de normas, que serão sugeridas à Alta Administração do IPEM-PR.

A Ouvidoria do IPEM-PR poderá ser acessada por meio dos seguintes canais:

• Atendimento Telefônico

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados.

(41) 3251-2200 / 0800 645 0102


• Pela Internet

Atendimento disponível 24 por dia, todos os dias.

Fale com a Ouvidoria


• Atendimento presencial com agendamento prévio.

O atendimento presencial está disponível das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, com exceção dos dias nos quais for feriado na cidade de Curitiba, ou quando houver alterações no horário normal de expediente de trabalho, hipótese na qual prevalecerá o horário de expediente especificamente definido.

Buscando a excelência em nosso atendimento, bem como aprimorar os serviços prestados pela Ouvidoria do IPEM Paraná solicitamos a gentileza de participar da nossa Pesquisa de Satisfação no botão abaixo.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO

A resolução nº 007/2015 regulamenta as competências dos ouvidores atuantes nos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado do Paraná.

Lei nº 13.460/2017 que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.

Lei nº 12.527/2011 - Lei de Acesso à Informação