Quadro de Avisos

Quadro de avisos - Oficinas Permissionárias

Autorização de Oficinas - orientações

Publicado em  15/07/2015 14:40:00

Autorização

portaria 65/2015

O IPEM-PR, assim como os demais Órgãos Delegados do Inmetro, concede autorização para as oficinas desempenharem serviços de reparo e manutenção em instrumentos de medição regulamentados, tais como: balanças comerciais e industriais, balanças dinâmicas e de funções, bombas medidoras de combustíveis líquidos, dispenser gnc (gás natural comprimido), esfigmomanômetros, medidores de velocidade e taxímetros.

Os conteúdos foram renovados para facilitar ainda mais a localização e entendimento de todos os itens relacionados com a autorização de oficinas permissionárias. No menu de cor cinza do lado esquerdo deste site, você encontra o ícone SERVIÇOS e em seguida Autorização de Oficinas. Depois é só escolher o tipo da autorização que deseja.                        

Importante saber que...

► A autorização, de caráter precário, tem validade de 1 (um) ano.
► A documentação completa deve ser encaminhada ao IPEM-PR, nos casos de renovação, 30 dias antes do vencimento da autorização.
► É recomendado verificar com antecedência a validade dos certificados de verificação e/ou calibração dos instrumentos, pois não são aceitos protocolos e/ou orçamentos.
► O envio da documentação deverá ser feita somente em arquivo digital. A empresa deverá apresentar os documentos originais na ocasião da supervisão.

Para solicitar a renovação da autorização, a empresa deverá comprovar que está em dia

com os lançamentos dos serviços de reparo e manutenção (etiquetas reparado e lacres azuis (no caso de bombas medidoras) no PSIE.

► A empresa será automaticamente excluída da lista de empresas autorizadas, caso todos os requisitos exigidos não sejam atendidos até a data de validade da autorização.

A Gerência de Avaliação Técnica (GEATE) é a responsável pelo recebimento, análise da documentação, cadastramento das empresas e técnicos e pela emissão do atestado de autorização. A parceria com as demais regionais do IPEM-PR, possibilita uma maior agilidade nos trâmites dos processos.
atualizado em 15/07/2015