Notícias

19/02/2020

Regional de Cascavel analisa papel sulfite comercializado em Toledo

A Regional do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná em Cascavel, sob o comando do gerente Francisco Iradyakist de Negreiros Bessa, atendeu a solicitação do PROCON da cidade de Toledo, para testar em laboratório uma marca específica de Papel Sulfite A4 com 500 folhas, que estava sendo comercializada na cidade, com indícios de irregularidade.

Segundo o gerente Francisco Bessa, as amostras apresentaram irregularidades no dimensional, durante o exame pericial, no comprimento, que deveria apresentar 297 mm. Na largura das folhas as amostras estavam corretas, com 210 mm. E o número de folhas também estava correto, com 500 folhas nas amostras.

Os técnicos da Regional de Cascavel foram à Toledo no dia 29 de janeiro para coletar 20 unidades de amostras do produto, que foram levadas para o Laboratório de Produtos Pré-Embalados da Regional, onde foram realizados os testes para verificar a quantidade de folhas em cada pacote, e as dimensões de cada uma delas, por amostragem, seguindo critérios técnicos determinados através da legislação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO.

Produtos Pré-Embalados – Esses produtos representam 85% de tudo que consumimos. Produto pré-embalado ou pré-medido é tudo aquilo que é medido e embalado sem a presença do consumidor e que se encontra em condições de comercialização.

O INMETRO define os requisitos a serem cumpridos pelos produtos pré-embalados, para garantir a confiabilidade do peso e volume dos produtos, em defesa do consumidor, permitindo assim a leal concorrência entre os produtores.

Além disso, o INMETRO determina a forma clara e legível como alguns dados devem estar expressos no rótulo, como quantidade, dimensões, e outras informações. Nos produtos imersos em líquidos, que podem estar presentes para fins de conservação ou que podem ser parte integrante do produto, as indicações quantitativas referentes ao conteúdo total e ao conteúdo drenado devem trazer as expressões “Peso Líquido” e “Peso Drenado”, com as suas referências.

Brindes também não fazem parte do peso do produto! Por isso é preciso que o consumidor leia sempre a embalagem antes de adquirir qualquer produto.

Em relação ao papel sulfite que foi reprovado em Toledo, a empresa foi autuada e tem 10 dias para apresentar sua defesa junto ao IPEM-PR.

OUVIDORIA – Para fazer qualquer denúncia, o consumidor deve ligar para a Ouvidoria do IPEM-PR, pelo 0800 645 0102, ou através do site www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”, e relatar o seu caso.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação IPEM-PR

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem