Notícias

09/10/2019

IPEM completou 52 anos de muito trabalho em defesa da sociedade

No dia seis de outubro o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná completou 52 anos. O IPEM-PR foi criado em 1967, com a edição da Lei nº 5.652, publicada no Diário Oficial nº 181, com a assinatura do então governador Paulo Pimentel. Anteriormente fazia parte do Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas – I.B.P.T. como Divisão de Pesos e Medidas, pertencentes à Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura.

Hoje o IPEM-PR é uma autarquia ligada administrativamente à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, e tecnicamente o Instituto responde ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, através de convênio. Atua como órgão delegado do INMETRO, com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos que realizam diariamente a fiscalização e verificação de itens que fazem parte do dia a dia de todos, buscando um equilíbrio nas relações entre os consumidores e empresas, para manter uma relação mais justa.

O presidente do IPEM-PR, Rubico Camargo, destacou que o Instituto atua principalmente na defesa da cidadania e da livre concorrência, com a participação de uma equipe altamente especializada, que fiscaliza desde bombas de combustíveis, balanças utilizadas pelo comércio, esfigmomanômetros, brinquedos e produtos utilizados por crianças, extintores de incêndio, produtos pré-embalados como os da cesta básica, chocolates, produtos natalinos e muitos outros; radares, etilômetros, e uma infinidade de outros produtos, abrangendo áreas de saúde, segurança e meio ambiente.

O IPEM-PR fiscaliza produtos e serviços nos 399 municípios do Estado, contando com as unidades regionais, localizadas nas cidades de Londrina, Maringá, Cascavel e Guarapuava, além da subsede em Curitiba, e uma unidade de verificação de caminhão-tanque em Araucária, na Região Metropolitana da Capital.

Anualmente e também mensalmente são traçadas metas das políticas públicas de metrologia e qualidade para que o planejamento seja realizado com mais eficiência, eficácia e transparência. O IPEM do Paraná é um aliado dos paranaenses, dos consumidores e dos empresários, com o objetivo de melhorar as relações de consumo.

O IPEM-PR presta serviços de Avaliação da Conformidade, Verificação Metrológica e Calibração e Ensaios que beneficiam todos os segmentos da sociedade envolvendo os setores comerciais, industriais e de defesa do consumidor.

Fonte: Assessoria de Comunicação IPEM-PR

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem