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23/07/2019

IPEM-PR verifica balança rodoviária na BR 277

A balança dinâmica rodoviária, localizada na BR 277, no km 137, no município de Balsa Nova-PR, no dia 19 passado, passou pela verificação do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, que executa todos os serviços de competência do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO no Estado. O instrumento foi aprovado, estando em condições normais de uso e operação.

Segundo o presidente do IPEM-PR, Rubico Camargo, as balanças para pesagem dinâmica rodoviária são utilizadas para verificação dos limites de carga dos veículos, segundo padrões impostos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT.

“As balanças rodoviárias são importantes para o controle e fiscalização desse tipo de transporte, garantindo maior vida útil do pavimento, e principalmente segurança nas estradas, porque o excesso de carga danifica o pavimento da pista e reduz a vida do veículo, fatores que aumentam o risco de acidentes”, concluiu o presidente do IPEM-PR.

O supervisor Metrológico da Paraná Metrologia, com quem o IPEM-PR mantém convênio, Juarez Ghelfi Júnior, que participou da operação de verificação, disse que a balança dinâmica atendeu aos requisitos técnicos a que se destina, estando dentro dos erros máximos admitidos, por isso foi aprovada, ressaltando que o trabalho do Instituto permite a fiscalização de veículos de transporte de cargas e passageiros que trafegam pelas rodovias. Além das balanças, os agentes fiscalizam o cronotacógrafos destes veículos.

Verificação de balanças para veículos pesados - Quando desejamos pesar os eixos de um veículo, precisamos saber quais são e como funcionam as balanças que exercem tal função. Podemos dividi-las em dois tipos: balanças dinâmicas e estáticas. As dinâmicas são mais utilizadas em rodovias e as estáticas em expedições de produtos para empresas.

As balanças de pesagem dinâmica podem ser portáteis ou fixas. Para pesar um veículo de maneira dinâmica, é preciso que o local de instalação tenha uma pista de concreto com aproximadamente 90 m de comprimento. Além disso, a pista de aproximação deve ser construída com nivelamento criterioso e possuir superfície livre de imperfeições. Os veículos devem manter-se alinhados e em velocidade constante limitada a 12 km/h.

Fonte: Assessoria de Comunicação IPEM-PR

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