Notícias

19/07/2019

Fiscalização de cronotacógrafo em Cascavel traz mais segurança no trânsito

A fiscalização dos cronotacógrafos utilizados por veículos que tem essa obrigatoriedade é uma constante nas atividades dos agentes do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná. Mais uma etapa desse trabalho foi concluída com a fiscalização de cronotacógrafos no perímetro urbano da cidade de Cascavel, no Oeste do Estado, entre os dias 11 e 12 de julho.

Os fiscais da Regional de Cascavel do IPEM-PR fiscalizaram 275 veículos, com a atuação de 27 por estarem com o Certificado do Cronotacógrafo vencido ou não verificado, segundo dados do gerente Francisco Bessa, que explicou que o índice de reprovação nessa operação ficou em 9,81%.

Segundo o gerente Bessa, durante a fiscalização, os fiscais analisaram se os instrumentos estavam de acordo com a legislação metrológica vigente, e se havia irregularidades, como ausência de lacre e do Certificado de Verificação emitido pelo IPEM-PR, que tem validade por dois anos. “O cronotacógrafo é a ‘caixa preta’ do veículo, onde ficam registrados, de forma inalterável, dados como a velocidade do veículo, o tempo de movimento, de paradas, entre outros dados, que podem ser utilizados legalmente em casos de acidente com o veículo”, explicou Francisco Bessa.

A ação contou com o apoio da Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito de Cascavel. A partir da autuação os responsáveis pelos veículos têm o prazo de até 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao IPEM-PR.

Como obter o Certificado de Verificação do Cronotacógrafo – o proprietário do veículo deve procurar um posto de verificação credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, onde será realizada a selagem e o ensaio, com a emissão de um certificado provisório válido por 30 dias. Em seguida, o posto remete toda a documentação para o IPEM-PR, que analisa a documentação, aprovando ou não os ensaios metrológicos realizados pelo posto autorizado. Nos casos em que a documentação é aprovada, o IPEM-PR emite um Certificado de Verificação do Cronotacógrafo, válido por dois anos.

Obrigatoriedade do Cronotacógrafo - O cronotacógrafo é um instrumento de medição obrigatório, segundo o Código de Trânsito, para veículos de transporte e de condução escolar, os de transporte de passageiros com mais de 10 lugares e os de carga com peso bruto total superior a 4.536 kg, além dos que transportam produtos perigosos.

Fonte: Assessoria de Comunicação IPEM-PR

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem