Notícias

16/07/2019

Técnicos do Piauí visitam unidade de verificação de vagões-tanque do IPEM-PR em Araucária

A representante do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí, Gerente de Fiscalização Maria José da Silva Souza e o engenheiro da Rede Ferroviária Transnordestina, Samuel, estiveram em visita ao Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, onde foram recebidos pelo gerente de Verificação Metrológica do IPEM-PR, José Roberto Barcellos, e pelo supervisor Metrológico da Paraná Metrologia, Juarez Ghelfi Júnior, no último dia dois de julho.

Os técnicos do IMEPI estiveram no IPEM-PR para conhecer e trocar informações a respeito do funcionamento da unidade de verificação de vagões-tanque que o Instituto mantém em Araucária, com o objetivo de implantação de um sistema semelhante ao que o IPEM-PR mantém com a Rede Ferroviária Rumo, nas verificações de vagões-tanque.

No Paraná, o Instituto de Pesos e Medidas paranaense, que executa todos os serviços de competência do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO no Estado, mantém duas unidades de verificação de vagões-tanque, em Araucária e Cascavel, e três unidades de verificação de caminhão-tanque em Curitiba, Cascavel e Maringá. Em 2018, o IPEM-PR realizou 14.171 verificações e fiscalizações em veículos tanques rodoviários e ferroviários.

Os sistemas de verificação nas unidades do IPEM-PR são modernos, com medidores eletrônicos rápidos e precisos. Em Cascavel, possui sistema de monitoramento da água e é acompanhado pelo órgão ambiental do Paraná, demonstrando com isso a preocupação do IPEM-PR com o meio ambiente. Em Maringá, o Instituto inaugurou um sistema de cisterna sobre a superfície, que possibilita o monitoramento com eficiência.

A certificação de veículos tanques ferroviários e rodoviários é compulsória seguindo normas do INMETRO, devendo ser submetidos à inspeção do IPEM-PR, que identifica a capacidade do tanque, ou seja, o volume de combustíveis que o veículo é capaz de transportar. A inspeção consiste na vistoria externa e interna do tanque de carga para verificar o atendimento de algumas condições, como a inexistência de estruturas internas que possam dificultar o seu enchimento ou esvaziamento, de espaços fechados de compensação de volume, de corpos estranhos no tanque, de resíduos de produtos, de amassamentos no corpo do tanque, entre outros detalhes.

Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) - é uma empresa brasileira de logística, controlada pelo Grupo CSN. A companhia foi criada em 29 de outubro de 2012, e aprovada em 22 de fevereiro de 2013, a partir da Resolução nº 4042 da ANTT. Administra desde então, a chamada Malha I que compreende os trechos nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Fonte: Assessoria de Comunicação IPEM-PR

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem