Gerência de Fiscalização

selo compulsorioÀ Gerência de Fiscalização (GEFIS) do IPEM-PR compete a fiscalização de produtos, processos e serviços com a conformidade avaliada. Um Programa de Avaliação da Conformidade busca propiciar adequado grau de confiança de que um produto, processo ou serviço, ou ainda um profissional atendam a requisitos pré-estabelecido em normas e regulamentos.

O processo é sistematizado, concretizado com regras pré-estabelecidas, e devidamente acompanhado e o produto avaliado.

No Brasil, um produto, processo ou serviço com a sua conformidade compulsoriamente avaliada deve obedecer aos requisitos aprovados por meio de documentos legais do Inmetro e, após aprovação por Organismos Acreditados, tem a autorização para ostentar o símbolo do Inmetro.

Compete à GEFIS a fiscalização do cumprimento dos requisitos determinados nos referidos documentos legais, no âmbito do estado do Paraná.

O trabalho realizado pelos agentes fiscais do IPEM objetiva garantir uma concorrência mais justa entre os fabricantes e ou prestadores de serviços, e principalmente a proteção do consumidor e a proteção do mercado interno.

A certificação do Inmetro agrega valor à marca de produtos, além de representar um estímulo à melhoria contínua da qualidade, que levaria a um acréscimo da exportação, ampliando o mercado de consumo.

Listagem de produtos e serviços com certificação compulsória

Organismos Acreditados pelo Inmetro no Estado do Paraná
 

Recomendar esta página via e-mail: