Correção de Dados

Informamos que devido ao grande volume de correções de dados e baixas de cronotacógrafos que o prazo das respostas será, normalmente, de 48 horas úteis.

Solicitamos aos postos de selagem e ensaio que o contato seja pelo e-mail crono@ipem.pr.gov.br ou pelo site do cronotacógrafo na aba Central de Atendimento.


O sítio do cronotacógrafo na internet está com novas funções.

Os seguintes serviços deverão ser solicitados pela Central de Atendimento:

  • Comunicação de baixa/retirada de cronotacógrafo;
  • Comunicação de furto/roubo de cronotacógrafo;
  • Comunicação de interrupção temporária dos serviços;
  • Comunicação de etiqueta de cronotacógrafo não reconhecida pelo fabricante;
  • Solicitação de edição/alteração de veículo e proprietário  NOVO ;
  • Solicitação de marcas de selagem.


As demais correções, que constam da tabela abaixo, o solicitante deve enviar um e-mail para crono@ipem.pr.gov.br

documentos obrigatórios

marca pneu
Foto da placa de identificação do cronotacógrafo
(constando marca, modelo e n° de série)
ponto  
Cópia da GRU   ponto
Informação com o motivo da correção no corpo do e-mail
Incluir os dados errados e os dados corretos
ponto ponto
O dado de pneu só pode ser corrigido com uma declaração constando:
- placa e renavam do veículo
- pneu errado e pneu certo
- motivo da correção (ex: erro de digitação)
- deve ser assinada pelo posto e pelo proprietário do veículo.
- cópia do documento do RENAVAM atualizada
  ponto

 

modelo de solicitação de retirada/baixa do instrumento

docSOLICITAÇÃO DE RETIRADA/BAIXA DO INSTRUMENTO
Placa: ABC1234
Renavam: 99999999
Marca, Modelo e número de série do cronotacógrafo:
(informe os dados que constam no certificado do veículo, ou seja, os dados que estão incorretos)
Motivo da retirada: Ex: (troca de instrumento)
Nome e CPF do responsável/motorista do veículo: João da Silva – 888888888-88
Data da solicitação:

_________________________________
Assinatura do responsável

 

Declaração de furto ou roubo do Cronotacógrafo

Informativo 51

utilizado para comunicar roubo ou furto de seu instrumento

Será necessário encaminhar:

  • a cópia do Boletim de Ocorrência (contendo a marca, o modelo e o número de série do cronotacógrafo furtado,
  • a placa e RENAVAM do veículo em que ocorreu o furto
  • o nome completo e CPF da pessoa que registrou a ocorrência) e
  • a nota fiscal do novo cronotacógrafo a ser instalado.

 

Comunicação de retirada/baixa de cronotacógrafo

Informativo 56

utilizado nas seguintes situações

a) Erro de digitação dos dados do instrumento: após a selagem do cronotacógrafo, caso tenha sido constatado um erro de digitação, encaminhe:

  • a declaração de retirada assinada, a cópia do documento da pessoa que está assinando a declaração,
  • a cópia do CRLV, a foto da etiqueta do cronotacógrafo e,
  • no caso da ausência de nota fiscal de compra do instrumento, declaração de propriedade autenticada em cartório (deve conter nome e CPF do proprietário do cronotacógrafo, marca, modelo e número de serie do instrumento e placa e RENAVAM do veículo).


b) Troca de instrumento: caso tenha ocorrido a troca do cronotacógrafo após a selagem do mesmo, encaminhe:

  • a declaração de retirada assinada
  • a cópia do documento da pessoa que está assinando a declaração
  • a cópia do CRLV
  • a foto da etiqueta do cronotacógrafo a ser instalado e
  • a nota fiscal de compra do mesmo (contendo marca, modelo e número de série).

 

 

Solicitação de Ressarcimento

O requerimento de solicitação de ressarcimento deve ser formulado por escrito, e assinado pelo interessado ou seu representante legal, encaminhado ao:

Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro
Diretoria de Verificação - Diver - Cronotacógrafo
Endereço: Av. Berlim, nº 627
Bairro: São Geraldo
Cep: 90240-581- Porto Alegre/RS

relação dos documentos

doc- identificação do interessado ou seu representante legal;
- endereço do requerente ou local para recebimento de correspondência;
- formulação do pedido com exposição dos fatos e de seus fundamentos;
- data e assinatura do requerente;
- cópia do CRLV;
- cópia do comprovante de pagamento;
- cópia da GRU (Guia de recolhimento da União);
- dados bancários (deve estar no nome do sacado, e a conta bancária deve ser conta corrente; - telefone para contato e/ou endereço eletrônico.


Observações:
Se houver pagamento em duplicidade os dois comprovantes de pagamentos devem ser enviados.
No caso de PESSOA JURÍDICA devem ser enviados os dados da empresa - CNPJ, endereço, telefone. O CNPJ deve ser informado também junto com os dados bancários.Se o veículo foi vendido enviar o documento de compra.

 

Ouvidoria Inmetro

Fale com a Ouvidoria para fazer denúncias, reclamações, críticas, sugestões e elogios sobre cronotacógrafos.

Nota: Em caso de denúncia, necessitamos de um relato detalhado do fato, com datas, local, CNPJ, nomes dos envolvidos, endereços, entre outros dados, além de documentos que comprovem o ato ilícito e possibilitem a apuração dos fatos. Caso contrário, a demanda poderá ser arquivada por falta de evidências.

 

0800 285 1818

Ouvidoria Inmetro

 

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