•  

    Regional de Maringá - problemas telefônicos

    Informamos que estamos com problemas na nossa linha telefônica (44) 3266-2443. Já contactamos a operadora, e o problema será resolvido o mais rápido possível.

    Pedimos que as ligações direcionadas à esta Regional sejam feitas para o número (44) 3266-2475.


  • Facebook
  • Twitter
  • instagram

Empresa de Sistemas Automáticos não Metrológicos de Fiscalização de Trânsito

camera



As empresas que desejam realizar a construção, montagem e funcionamento de Sistemas Automáticos não Metrológicos de Fiscalização de Trânsito – SAnMFT, compulsoriamente deverão obter o Registro junto ao Inmetro.

Concessão do Registro

1. Cadastrar a empresa no Sistema Orquestra em, http://www.inmetro.gov.br/qualidade/regObjetos.asp.

2. Após preencher os campos exigidos será gerada pelo próprio sistema a Guia de Recolhimento da União - GRU correspondente à análise dos documentos e à visita na infraestrutura da empresa no valor de R$ 1.197,48. Taxa de Avaliação da Conformidade, conforme Lei Federal nº 12.545 de 14/12/2011.

3. Os documentos para a Solicitação do Registro a serem anexados ao Sistema Orquestra são a Declaração da Conformidade do Fornecedor, Termo de Compromisso devidamente assinado pelo fornecedor, com firma reconhecida e os Atos Constitutivos do fornecedor devidamente registrados no órgão competente – item 6.1.1.2 do Regulamento de Avaliação da Conformidade - RAC aprovado pela Portaria Inmetro 372/2012.

4. Os Documentos estão disponíveis no sítio do Inmetro em, http://www.inmetro.gov.br/qualidade/regObjetos.asp.

5. Além dos documentos acima citados deverão também ser anexados ao sistema os documentos relacionados em 6.1.1.2 letras “d, e, f, g, h, i” do RAC. Após o pagamento da GRU e a anexação de todos os documentos a empresa deve encaminhar o processo para análise do IPEM/PR.

6. Caso haja não conformidades na documentação anexada ou no preenchimento do cadastro “página inicial do sistema orquestra”, será gerado o registro de não conformidades RNC e anexado ao sistema. O processo será devolvido à empresa via sistema para que possa responder a RNC apontada, através da proposta da ação corretiva e anexação dos documentos corrigidos e ou atualizados, conforme o caso.
O agendamento para a realização da verificação de acompanhamento inicial na infraestrutura da empresa só será marcado após todas as não conformidades da etapa de análise de documentos estarem sanadas.

7. Na verificação de acompanhamento inicial, além da realização dos ensaios para constatar se o modelo de SAnMFT atende aos requisitos específicos mínimos das Portarias correspondentes do DENATRAN, para cada uma das infrações que o modelo sob ensaio se propõe a registrar as quais fazem parte do escopo da solicitação pretendida, serão solicitados para conferência os documentos originais que serviram de base para dar início ao processo (6.1.1.2), assim como as evidencias da sistemática adotada pela empresa para dar tratamento às reclamações, críticas ou sugestões de seus clientes (7.3).

8. Caso sejam evidenciadas não conformidades o IPEM/PR irá gerar os RNC e encaminhar à empresa através do sistema, a empresa deverá registrar no sistema, para análise do IPEM/PR, o plano de ações corretivas a serem tomadas de modo a sanar as não conformidades evidenciadas. O IPEM/PR em 15 (quinze) dias corridos deve analisar o plano de ações corretivas e formalizar o posicionamento sobre seu aceite ou não.
Aprovado o plano de ações corretivas, o fornecedor deve informar, via sistema a implementação das ações corretivas no prazo máximo de 60 (sessenta) dias.

9. Analisadas as ações corretivas, sendo consideradas satisfatórias, serão preenchidos os formulários para a conclusão do processo e anexados ao sistema para encaminhamento ao Inmetro.

10. A partir daí o processo está sob a responsabilidade do Inmetro, a quem compete conceder formalmente e dar publicidade do registro.

A validade do registro concedido é de 60 meses, e está disponível para consulta em, http://www.inmetro.gov.br/qualidade/regObjetos.asp.
mais

Verificações de Acompanhamento de Manutenção

Renovação do Registro



Recomendar esta página via e-mail: