Regional de Guarapuava verifica radar em Francisco Beltrão 09/03/2021 - 16:56

A equipe da Regional de Guarapuava, do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, verificou, no dia dois de março, um dos medidores de velocidade (radar) da cidade de Francisco Beltrão. Seis faixas do instrumento passaram por recente manutenção, o que obrigou uma nova verificação do medidor de velocidade por parte do IPEM-PR, para validar os seus registros. Outras duas faixas passaram pela verificação periódica obrigatória.

Segundo o gerente da Regional de Guarapuava, José Nael dos Anjos, a verificação dos medidores de velocidade é feita por um técnico do IPEM-PR, seguindo regras estabelecidas em normas do Inmetro. O técnico confere se a velocidade indicada é a mesma fornecida pelo aparelho  medidor. Os testes são realizados em cinco velocidades diferentes, dependendo das condições da pista.

Segundo portaria do Inmetro, é obrigatória a verificação dos medidores de velocidade uma vez por ano, ou toda vez que o equipamento passar por reparo. Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro. Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo órgão delegado do Inmetro no Estado, como determina o Código Brasileiro de Trânsito.

Como funciona a verificação: Os medidores de velocidade (radares) funcionam com base na medição do tempo de passagem de um veículo entre sensores instalados sob o asfalto. A verificação é realizada pelos técnicos do IPEM-PR, em cinco velocidades diferentes na mesma pista, ou faixa de monitoramento. Caso a via possua mais de uma pista, o processo deve ser repetido em cada uma delas. Um laudo é emitido, condicionado à verificação de registros fotográficos, realizados pela empresa responsável pela manutenção do equipamento no momento da ação dos agentes públicos.