Presidente do IPEM-PR conversa com a equipe da GEATE 01/06/2021 - 15:13

O presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, Rogério Moletta Nascimento, e o diretor de Metrologia e Qualidade, Shiniti Honda, estiveram na subsede da Instituição, em Curitiba, que abriga a Gerência de Avaliação Técnica, comandada pelo gerente Luiz Carlos Camargo, que recebeu a diretoria juntamente com a equipe técnica.

Segundo o presidente Rogério Moletta, o trabalho desenvolvido pela Gerência de Avaliação Técnica tem grande importância para a sociedade, pois é através dela que o IPEM-PR cria mecanismos de avaliação e controle, garantindo qualidade e fidelidade na produção, comercialização de determinados bens e serviços, colocados à disposição para a população.

Para entender melhor essa classificação, damos o exemplo: oficinas que fazem reparo e manutenção de balanças utilizadas no comércio em geral, bombas medidoras de combustíveis líquidos, instaladores de Gás Natural Veicular, de taxímetros, de esfigmomanômetros (aparelhos que medem a pressão arterial), medidores de velocidade (radares) e medidores de umidade de grãos, precisam de autorização para o funcionamento, dentro dos padrões estabelecidos em normas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO.

O IPEM-PR, através da Gerência de Avaliação Técnica, concede e renova essa autorização, como órgão delegado do INMETRO, e que realiza todos os seus trabalhos através de convênio com o IPEM no Estado. Além disso, exerce a supervisão anual dessas atividades, supervisionando e fiscalizando, além de promover os sistemas de fluxo de processos pertinentes às atividades relacionadas, utilizando marcas de reparo e lacres azuis.

A Gerência de Avaliação Técnica atua ainda num importante segmento para o desenvolvimento econômico do Estado e do país, representado pelos cronotacógrafos, que são aqueles instrumentos obrigatórios em veículos de carga, ônibus e vans que transportam pessoas. O cronotacógrafo registra a velocidade e condições de uso do veículo, como trajeto, tempo de trabalho e de parada, de forma simultânea e inalterável. Os cronotacógrafos precisam passar por verificação a cada dois anos, com a emissão de Certificado, que é exigido pelas autoridades rodoviárias e agentes de fiscalização do IPEM-PR, no Estado.

GALERIA DE IMAGENS