Presidente do INMETRO visita o IPEM do Paraná, acompanhado de três Diretores 26/05/2021 - 17:37

O presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Júnior, visitou o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (IPEM-PR) na terça-feira (25), acompanhado pelos diretores de Avaliação da Conformidade, Lenilton Duran Pinto Correa, e de Metrologia Legal, Periceles Vieira Vianna, e do Procurador Federal do INMETRO, Carlos Alberto Valentim dos Santos.

Para o presidente Marcos Heleno Guerson, que assumiu o cargo no ano passado, “os órgãos delegados nos estados que formam a Rede ( Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro -RBMLQ-I) são parte integrante e fundamental no sistema do  Inmetro. A Rede pode testar soluções, como estão fazendo aqui no IPEM do Paraná, com projetos pilotos, que são fundamentais para o país, a exemplo do Laboratório de Verificação de Determinadores de Umidade de Grãos, do Laboratório Têxtil de Londrina, o de Grandes Massas, que foi implantado antes do que no Inmetro! Inovações que servem de exemplo para outros Ipems”.

O presidente do Inmetro citou o Laboratório de Cascavel, especializado em verificação de medidores de umidade de grãos, “uma atividade com pouco investimento, e que traz um benefício enorme para a sociedade, pois pode pacificar conflitos entre cooperativas e produtores de grãos, com maior rapidez nos exames, apresentando resultados na hora”, destacando a importância para o desenvolvimento da economia no setor.

Falou ainda que “o papel do IPEM não é de um simples órgão de fiscalização. O que queremos é a vigilância de mercado, fiscalização 4.0”, declarou Marcos Heleno, que citou ainda o papel do Inmetro na sociedade: “dizer que é um síndico, é apequenar a Instituição. O Inmetro e os Ipems devem ajudar na defesa do consumidor, mas não é sua principal missão. O Papel do Inmetro está intrinsecamente ligado à economia, e ao desenvolvimento do setor produtivo.

Destacou ainda que para alcançarmos uma indústria mais forte, precisamos de mais qualidade nos produtos, produzindo um círculo vicioso, que vai exigir mais qualificação do emprego, mais educação, salários mais altos, e assim por diante. “Para produzir um bem de qualidade, o consumidor precisa entender que aquilo tem qualidade, para isso, essa qualidade deve ser certificada, com normatização e acreditação e, atravessado, a vigilância de mercado”, disse Guerson, citando mais uma vez a importância da verificação dos medidores de umidade de grãos, atividade pioneira no país, que gera uma economia de milhões de reais, “uma diferença que interfere no mercado”, concluiu.

Segundo o presidente do Inmetro, “os regulamentos e normas técnicas metrológicas estão a serviço do mercado, e não um fim em si mesmo. Com regulamentos e normas claras, estamos em parceria com o mercado e indústria, para facilitar o trabalho. E para isso, os Ipems têm papel fundamental”, finalizou.

O presidente do IPEM-PR, Rogério Moletta Nascimento fez uma apresentação para a diretoria do Inmetro, mostrando as instalações na sede em Curitiba, e através de imagens as Regionais de Londrina, Maringá, Cascavel e Guarapuava, que acabaram impressionando a Diretoria do Inmetro, com destaque para o Laboratório Têxtil de Londrina, o Laboratório de Grandes Massas de Maringá, o Laboratório de Curitiba e o Laboratório de Verificação de Medidores de Umidade de Grãos de Cascavel, que provocou a deliberação do grupo para a necessidade de voltar ao Paraná: “voltar pela importância do Paraná”, disse o presidente Marcos Heleno.

O diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Periceles Vieira Vianna, declarou: “quero passar mais tempo com vocês. A solução da metrologia legal está na Rede! Tenho conversado com vocês, vou trabalhar com vocês! A solução para a metrologia legal está com vocês, para solucionar problemas e ajudar nosso país”, finalizou.

O diretor de Avaliação da Conformidade, Lenilton Duran Pinto Correa, ressaltou a empolgação para o trabalho desenvolvido pelos integrantes da equipe de diretoria e gerências do IPEM-PR. Citou o Laboratório Têxtil de Londrina, que é um exemplo, servindo toda a rede. O diretor parabenizou o IPEM-PR pelo protagonismo do Laboratório de Verificação de Medidores de Umidade de Grãos.

Ao final, o Procurador Federal, do Inmetro, Carlos Alberto Valentim dos Santos, parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Ipem do Paraná, “referência para outros Ipems”, concluiu.

No final da visita, o presidente do IPEM-PR, Rogério Moletta, agradeceu a diretoria pela visita, que foi de grande importância para o Estado, lembrando que foi a primeira vez que o Instituto recebeu quatro diretores juntos. Para o presidente Moletta, “ao realçarem, em suas manifestações, o trabalho do IPEM do Paraná, nosso sentimento é o de que estamos no caminho certo, sempre com apoio incondicional do Governo do Estado”, finalizou o presidente do IPEM-PR.