Operação conjunta do IPEM-PR e PROCON de Campo Mourão fiscalizam bombas de combustíveis na cidade 02/06/2021 - 15:40

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, através da Regional de Maringá, participou da ação conjunta com o Procon de Campo Mourão, para fiscalizar as bombas de combustíveis líquidos daquela cidade. Entre os dias 17 e 21 de maio, foram fiscalizadas 141 bicos de bombas, com cinco instrumentos autuados.

Segundo o gerente da Regional de Maringá, Michel Ravazzi, três instrumentos foram autuados por erros superiores aos tolerados na quantidade de combustível entregue ao consumidor. “Duas bombas apresentaram erros de 0,5% e a terceira de 0,4%, sendo que o erro tolerado é de 0,3%”, explicou o gerente.

Outras duas bombas autuadas foram por apresentarem dígitos queimados no painel do instrumento, o que possibilitaria uma leitura ambígua dos valores apresentados ao consumidor, o que não pode acontecer.

Além das bombas de combustíveis com problemas que levam à autuação, duas oficinas autorizadas foram autuadas por selar (lacrar) o instrumento de forma que pode permitir acesso aos mecanismos internos do instrumento. “Essa situação não atende às normas estabelecidas pelo INMETRO, e, portanto, também foram autuadas”, disse Ravazzi.

Também foram reprovados outros 48 bicos de bombas de combustíveis por apresentarem problemas como mau estado de conservação, itens acessórios danificados, vazamentos e  problemas de divergência quanto à aprovação de modelo junto ao INMETRO. Essas reprovações não são passíveis de autuação, como determina a legislação pertinente.

O secretário Executivo do Procon de Campo Mourão, Sidnei Jardim, que participou da operação conjunta, agradeceu o trabalho do IPEM-PR, “que prontamente atendeu nosso pedido e realizou esta grande operação”, avisando que “daqui para frente, fiscalizações em diferentes segmentos vão acontecer, para garantir que os consumidores não sejam lesados em seus direitos”, concluiu Sidnei Jardim.