LACUT reprova fios e cabos elétricos 30/03/2021 - 08:56

O presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná – IPEM-PR, Rogério Moletta Nascimento, acompanhou os ensaios de cabos e fios elétricos, realizados no Laboratório de Curitiba – LACUT, acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia – Inmetro, na semana anterior ao lockdown decretado pela Prefeitura de Curitiba.

Foram realizados ensaios em 48 amostras, seguindo os critérios determinados em Portarias do Inmetro para essas análises, e somente uma das amostras foi aprovada, as outras 47 foram reprovadas.

Os ensaios verificam a medição da resistência elétrica, entre outros itens, que devem seguir normas determinadas pelo Inmetro, para que apresentem requisitos mínimos de segurança.

O presidente do IPEM-PR, Rogério Moletta, destacou a importância da utilização de material elétrico com os padrões determinados pelo Inmetro, para evitar acidentes, que podem atingir inclusive casas de alto padrão, como o que ocorreu recentemente no incêndio na residência de uma atriz famosa.

 “A produção de fios e cabos elétricos deve seguir padrões estabelecidos em normas técnicas do Inmetro. As empresas que não cumprem essas normas acabam estabelecendo concorrência desleal nesse setor da indústria, que movimenta valores representativos para a economia. Além de prejudicar o consumidor, colocando sua vida e seu patrimônio em risco”, disse o presidente.

Os cabos e fios elétricos foram reprovados durante ação de fiscalização do IPEM-PR no final do ano, através de ensaios prévios com a utilização de microhmímetro de campo, e encaminhados ao LACUT, que está sob a responsabilidade da Gerência de Calibração e Ensaios do IPEM-PR, comandada pelo gerente Carlos Alexandre Brero de Campos.

No LACUT, o material passou por ensaios em ambiente controlado, com equipamento rastreado ao padrão nacional, que garantem maior precisão e confiabilidade aos resultados.

INMETRO – Fios e cabos elétricos devem ser certificados compulsoriamente, com o processo de avaliação da conformidade regulamentado pelo Inmetro. Deve apresentar na etiqueta de identificação e diretamente no produto o símbolo do Inmetro e o número de registro do produto, além da logomarca do Órgão Certificador e seu número de identificação. Além de conter todos os dados do fabricante, como endereço, CNPJ, e telefone para contato.

Os fabricantes devem ser responsabilizados pela fabricação irregular e comercialização de produto não conforme, segundo a Portaria do Inmetro nº 640/2012.

Denúncias podem ser feitas à Ouvidoria do Ipem-PR, por e-mail (ouvidoria@ipem.pr.gov.br), ou através do site www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”, ou pelo 0800 645 0102, que funciona das 8 h às 12 h, e das 13h às 17 h de segunda a sexta-feira.

GALERIA DE IMAGENS