IPEM-PR ministrou treinamento com verificadores de umidade de grãos na AEM-MS 18/05/2021 - 14:57

O supervisor de laboratório do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, Celso Claser, lotado na Regional de Cascavel, sob o comando do gente Francisco Irandyakist Bessa, ministrou curso para os técnicos da Agência Estadual de Metrologia do Mato Grosso do Sul – AEM-MS, também órgão delegado do Inmetro, entre os dias quatro e sete de maio, para implantação do Laboratório de Verificação de Medidores de Umidade de Grãos daquela unidade, inaugurado no dia 11.

O IPEM-PR foi convidado pelo presidente da AEM-MS, Nilton Pinto Rodrigues, que entrou em contato com o presidente do IPEM-PR, Rogério Moletta Nascimento, para participar desse projeto audacioso da implantação do Laboratório naquele estado. “Nos sentimos muito honrados com o convite para colaborar nessa nova empreitada, muito importante para aquele estado na retomada da economia”, disse o presidente Rogério.

Com a colaboração da empresa fabricante de medidores de umidade de grãos, a Motomco, que entregou um determinador 999 ESI àquele laboratório, os técnicos explicaram como realizar o trabalho para a verificação da umidade dos grãos, além de ajudar na organização do novo laboratório. O supervisor de laboratório do IPEM-PR repassou a experiência do Laboratório de Cascavel, que vem atuando no setor desde 2002.

O curso teve início com as explicações da metodologia do funcionamento do instrumento, a preparação das amostras dos grãos, e o teste padrão de estufa. Logo após iniciaram a leitura da umidade das amostras nos determinadores de umidade e a determinação da umidade dos grãos em estufa, a fim de determinar o fator de correção para cada determinador em relação à estufa.

Celso Claser apresentou também uma planilha eletrônica, para agilizar os trabalhos dos metrologistas na sua função. Ensinou também como fazer os cálculos da umidade.

O grupo que estava participando do curso fez uma visita técnica em uma armazenadora numa propriedade local, onde realizaram a simulação de verificação de um determinador de umidade, utilizando o determinador e grãos que foram levados do IPEM-PR, pois tratava-se de grãos com umidade e fator de correção conhecidos.

No último dia, os participantes aprenderam a retirar os grãos da estufa, a fazer a pesagem da amostra seca, com o cálculo da umidade e uso da planilha eletrônica. Finalizando com a interpretação dos valores e determinação do fator de correção para cada determinador.

No final, o diretor-presidente da AEM-MS, Nilton Pinto Rodrigues, entregou os certificados de conclusão para os novos técnicos, agradecendo a participação do IPEM-PR para a implantação de um importante laboratório para aquela região, grande produtora de grãos para consumo interno e para exportação, que a partir de agora agrega valores, colaborando com a retomada da economia num país, que está entre os maiores produtores agrícolas no mundo.