GEFIS ministra treinamento com micro-ohmímetro, usado na fiscalização de fios e cabos elétricos 02/07/2021 - 15:54

A Gerência de Fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, sob o comando do gerente Roberto Tamari, ministrou treinamento para os agentes do Instituto que estão lotados nas Regionais do IPEM-PR, no interior do Estado. O treinamento foi sobre a utilização de micro-ohmímetro portátil, utilizado na fiscalização de fios e cabos elétricos em todo Estado.

O IPEM-PR vem investindo no monitoramento da produção e comercialização desse material, para que os fabricantes cumpram os regulamentos determinados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, visando principalmente a segurança da população e do seu patrimônio.

O micro-ohmímetro portátil é utilizado nas ações de fiscalização nas indústrias e no comércio em geral, quando os agentes fiscais realizam, no local, testes de resistência elétrica dos condutores elétricos disponíveis para comercialização.

O presidente do IPEM-PR, Rogério Moletta Nascimento, alertou sobre a produção de fios e cabos elétricos, que “devem seguir padrões estabelecidos em normas técnicas do Inmetro. As empresas que não cumprem essas normas acabam estabelecendo concorrência desleal nesse setor da indústria, que movimenta valores representativos para a economia. Além de prejudicar o consumidor, colocando sua vida e seu patrimônio em risco”, disse o presidente.

Equipe de treinamento - Participaram do treinamento os agentes fiscais Antônio Jorge de Almeida Barreto e Karina Marques, da Regional de Cascavel, e Rosângela Calixto da Silva, da Regional de Londrina. O treinamento foi ministrado sob o comando do gerente de Fiscalização Roberto Tamari, com a participação das metrologistas Vera Lucia dos Santos Andrade e Leoni de Fleiter Coelho Soppa.

A equipe também visitou o Laboratório de Curitiba - LACUT, da Gerência de Calibração e Ensaios, sob o comando do gerente Carlos Alexandre Brero de Campos. Os fios e cabos elétricos coletados durante as operações do IPEM-PR, reprovados durante os testes com os micro-ohmímetros portáteis, são enviadas para o LACUT, onde o material vai passar por ensaio em ambiente controlado, com equipamento rastreado ao padrão nacional, por meio de calibração em Laboratório Acreditado pelo Inmetro, quando serão verificadas a medição da resistência elétrica, que deve seguir regulamentos estabelecidos pelo Inmetro. Se não alcançarem os padrões desejados, o lote do material é apreendido definitivamente e retirado da comercialização.

Alerta do Presidente - Segundo o presidente do IPEM-PR, o setor de fios e cabos elétricos vem apresentando irregularidades constantes. Muitas vezes aquele que comercializa no varejo não tem condições de perceber o problema. E avisa que ao apresentar a nota fiscal do produto, com as especificações corretas, ele será isentado da responsabilidade, que será do fabricante do produto.

“É preciso que o mercado varejista entenda a importância dessas ações do Instituto, que pretende maior justeza nas relações de consumo, visando proteger toda a sociedade, principalmente em relação à segurança! Buscamos, com as fiscalizações, a conscientização do setor!”, disse o presidente Rogério Moletta.