GECEN ministra treinamento para equipe do IMETRO/SC 15/07/2021 - 16:44

A equipe da Gerência de Calibração e Ensaios, do IPEM-PR, comandada pelo gerente Carlos Alexandre Brero de Campos, ministrou treinamento para realização de ensaios de resistência elétrica em fios e cabos elétricos, com a participação de dois técnicos da Qualidade do Instituto de Metrologia de Santa Catarina – IMETRO/SC, nesta quinta-feira (15), em Curitiba.

O gerente Carlos Alexandre ressaltou que essa parceria na disseminação do conhecimento técnico entre os Órgãos da RBMLQ-I é essencial para intensificar esse trabalho de fiscalização, que é de extrema importância para a sociedade, uma vez que coíbe a comercialização de produtos em desacordo com as normas estabelecidas.

Explicou ainda que o treinamento consiste na realização de ensaios de resistência elétrica com a utilização de um micro-ohmímetro em condições ambientais controladas. A equipe do IMETRO-SC recebeu orientações para emissão de laudo técnico de acordo com o procedimento de medição elaborado pelos técnicos do LACUT com base nas normas vigentes.

Da equipe da GECEN ministraram o treinamento os técnicos de laboratório Diogo Angelo Pellegrini e Evandro Castroviejo Ribeiro, e do IMETRO de Santa Catarina participaram os técnicos Leandro e Rosângela.

FISCALIZAÇÃO – A fiscalização de fios e cabos elétricos, realizada pelo IPEM-PR, está baseada nas Portarias do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro): 640/2012, 589/2012, 260/2014 e 512/2016. O Instituto Paranaense, como órgão delegado do Inmetro, realiza todas as ações necessárias para o cumprimento dessas regulamentações, autuando, quando necessário, os responsáveis pelas irregularidades apresentadas durante as fiscalizações.

IPEM-PR – O IPEM-PR é um ente público estadual que recebe a delegação do Inmetro para atuação junto ao comércio e indústrias, podendo realizar apreensões de produtos irregulares que não seguem os regulamentos da categoria. No caso de fios e cabos elétricos, por exemplo, o órgão age para a segurança da população, bem como do seu patrimônio.

GALERIA DE IMAGENS