GEATE verifica 19 radares instalados no município de Fazenda Rio Grande 16/07/2021 - 16:27

A Gerência de Avaliação Técnica do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná – IPEM-PR, sob o comando do gerente Luiz Carlos Camargo, verificou 19 novos radares instalados no município de Fazenda Rio Grande, Região Metropolitana de Curitiba, entre os dias 12 e 16 de julho. A verificação foi realizada em 38 faixas de rolamento abrangidas pelos novos radares.

A Prefeitura Municipal de Fazenda Rio Grande deve instalar durante o ano 74 radares na região central e bairros, para oferecer maior segurança a motoristas e pedestres no trânsito daquele município, segundo dados divulgados pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura.

Estes instrumentos, antes de entrar em atividade, devem passar pela verificação inicial, realizada pelo IPEM-PR, segundo regulamentos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro.

A verificação dos radares é realizada com a ajuda da Faztrans, que monitora o trânsito no momento em que os agentes do IPEM-PR fazem o trabalho.  O técnico confere se a velocidade indicada é a mesma fornecida pelo aparelho  medidor. Os testes são realizados em cinco velocidades diferentes, dependendo das condições da pista.

Segundo portaria do Inmetro, é obrigatória a verificação dos medidores de velocidade antes de entrar em atividade, depois disso deve ser verificado uma vez por ano, ou toda vez que o equipamento passar por reparo. Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.

Segundo o gerente Luiz Carlos, a importância da verificação dos radares está referendada no Código Brasileiro de Trânsito para validação na aplicação de multas em caso de excesso de velocidade, seja nas estradas ou vias urbanas. O equipamento precisa estar verificado pelo órgão delegado do Inmetro no Estado.

Como funciona a verificação: Os medidores de velocidade (radares) funcionam com base na medição do tempo de passagem de um veículo entre sensores instalados sob o asfalto. A verificação é realizada pelos técnicos do IPEM-PR, em cinco velocidades diferentes na mesma pista, ou faixa de monitoramento. Caso a via possua mais de uma pista, o processo deve ser repetido em cada uma delas. Um laudo é emitido, condicionado à verificação de registros fotográficos, realizados pela empresa responsável pela manutenção do equipamento no momento da ação dos agentes do IPEM-PR.