Equipe da Regional de Cascavel fiscaliza cronotacógrafos nas BR 277 e BR 163 30/09/2021 - 14:23

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, através da equipe da Regional de Cascavel, fiscalizou cronotacógrafos em veículos que são obrigados a utilizar este instrumento. A abordagem foi realizada no Posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR 277, em Cascavel, e na BR 163, no Posto da PRF em Lindoeste, cidade satélite de Cascavel.

Durante a fiscalização nos dois locais, foram encontrados 14 veículos com os Certificados de Verificação de Cronotacógrafo vencidos, fato que gera multa para o proprietário.

Segundo o gerente da Regional de Cascavel, Francisco Irandyakist Bessa, outra irregularidade encontrada na fiscalização foi que grande parte dos condutores dos veículos abordados nessa operação não portavam o Certificado de Verificação de Cronotacógrafo, o que é obrigatório, segundo normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“Os motoristas foram orientados a solicitar a retirada desse documento junto ao Posto de Ensaio onde foi realizado, ou no Portal do Inmetro, porque o porte do Certificado de Verificação de Cronotacógrafo é obrigatório”, disse o gerente Bessa.

Francisco Bessa falou sobre a operação e agradeceu o apoio da Polícia Rodoviária Federal, que cedeu o sistema de internet, liberando a senha do wi-fi, “que foi de extrema utilidade para fazermos a consulta online sobre a validade dos certificados”. Bessa salientou ainda a importância da utilização do cronotacógrafo, que cresce a cada ano em decorrência do número de acidentes envolvendo esses veículos por causa do excesso de velocidade.

Cronotacógrafo - O cronotacógrafo é a “caixa preta” dos veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 kg (caminhões, carretas), e de passageiros com mais de 10 lugares (ônibus, transporte escolar). Esse equipamento registra informações importantes do percurso, como tempo de movimento, paradas e velocidade realizada pelo veículo.

Conforme explica o gerente da Regional de Cascavel, durante a operação os fiscais analisam se o instrumento está de acordo com a legislação metrológica vigente e se há irregularidades como ausência de lacre e certificado de verificação emitido pelo IPEM-PR. Caso os veículos sejam flagrados rodando sem o cronotacógrafo ou com o mesmo de forma irregular, a penalidade é multa que pode ir de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, dependendo da gravidade do problema e ou que seja reincidente.

Para obter o Certificado de Verificação do Cronotacógrafo, o proprietário do veículo deve procurar um posto de verificação autorizado pelo Inmetro. No posto é realizado a selagem e o ensaio com a emissão de um certificado provisório, válido por 30 dias. Em seguida, o posto encaminha toda a documentação ao IPEM-PR, que, após análise, aprova ou reprova os ensaios metrológicos realizados pelo posto autorizado. No caso da aprovação é emitido um certificado válido por dois anos, e se reprovado, uma notificação.