Camarão congelado é reprovado no Laboratório de Pré-Medidos do IPEM-PR em Cascavel 11/03/2021 - 09:00

Amostras de camarão rosa descascado e congelado foram reprovadas em exame pericial realizado no Laboratório de Pré-medidos ou Pré-embalados da Regional do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, em Cascavel, no dia primeiro de março. Foram coletadas 13 amostras do produto que era revendido no comércio daquela cidade.

Segundo o gerente da Regional de Cascavel, Francisco Irandyakist Bessa, as amostras coletadas deveriam apresentar 500 gramas de produtos efetivo, contudo, durante a análise no laboratório, no critério individual, foram encontradas duas unidades com conteúdo abaixo do tolerado, sendo que uma delas continha 457,1 g, bem abaixo do aceitável, segundo norma do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro.

A análise dos técnicos no laboratório da Regional de Cascavel levou, ainda, em consideração o critério da média, onde o mínimo aceitável seria de 492,3 g, mas nesse lote coletado no comércio durante fiscalização, a média encontrada foi de 485,8 g, uma defasagem que lesa o consumidor. Esses dois fatores levaram à reprovação do lote.

O presidente do IPEM-PR, Rogério Moletta Nascimento, explicou que durante essa época que antecede a Páscoa, os pescados são bastante consumidos, e na forma congelada é muito comum encontrar nos supermercados e lojas do gênero. Esses produtos são chamados “glaciados”, porque contém uma cobertura de gelo para proteger o produto.

“Os laboratórios do IPEM-PR mantém as equipes atentas para a fiscalização desses ingredientes, para que o consumidor não seja lesado, levado para casa uma quantidade de produto menor do que o indicado na embalagem. A metodologia utilizada nos laboratórios está baseada em normas do Inmetro, que são rigorosamente seguidas em nossos Laboratórios de Pré-Medidos”, disse o presidente Rogério Moletta.

Metodologia empregada na análise do produto – A perícia dos produtos glaciados segue as normas do Inmetro contidas na Portaria nº 38/2010 e da Norma Interna Técnica - NIT nº 021/2020, que estabelecem os procedimentos para a determinação do conteúdo efetivo de pescados e glaciados pré-medidos ou pré-embalados.

No laboratório, seguindo as normas citadas, os  metrologistas utilizam um conjunto de peneira com cada unidade (ou pacote) do produto coletado (camarão), quando este é colocado sobre a peneira e depois submergido durante aproximadamente 20 segundos, com água na temperatura aproximada de 20 ºC. Depois é retirado e deixado escorrer por aproximadamente 30 segundos, no conjunto de peneira que forma um ângulo de 15º, facilitando assim a drenagem da água. Após esse procedimento, o técnico pesa o produto desglaciado na balança com divisão mínima de 0,1 g, determinando o peso real do produto.

Fonte: Assessoria de Comunicação IPEM-PR