Notícias

22/10/2020

Presidente do IPEM-PR, Rogério Moletta, participa de reunião em Brasília com presidente do Inmetro

O presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná, Rogério Moletta Nascimento, esteve em Brasília, nos dias 20 e 21, participando da reunião com o presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson de Oliveira, diretores e coordenadores, e representantes regionais dos Ipems.

O objetivo do encontro foi avaliar a proposta do novo convênio que será assinado com o Inmetro e os órgãos delegados, para garantir o alinhamento necessário para a plena realização das atividades.

Para o presidente do IPEM-PR, Rogério Nascimento, que representa os Ipems da Região Sul, a conversa foi importante para ajustar as necessidades do Instituto para executar o trabalho com mais eficiência e a qualidade que sempre imprimiu na sua atuação. O presidente explicou ainda que o trabalho dos Ipems envolve áreas como de saúde, segurança, meio ambiente, defesa do consumidor, e principalmente da economia.

“Neste momento de retomada da economia, precisamos de mais diálogo e união dos entes públicos, seja do governo estadual e principalmente do governo federal, com reconhecimento dos Ipems para a defesa da cidadania e da livre e justa concorrência”, disse Moletta Nascimento.

Os órgãos delegados são os braços executivos do Inmetro nos Estados e formam a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I). Em um modelo descentralizado de atuação, são responsáveis por verificações e inspeções de instrumentos de medição, pela fiscalização da conformidade dos produtos e pelo controle da exatidão das indicações quantitativas dos produtos pré-embalados. Por meio da atuação da RBMLQ-I, as atividades do Inmetro chegam a todo o país.

Na abertura da reunião, o presidente Marcos Heleno mencionou a importância do diálogo para que o convênio seja executado e os objetivos de ambas as partes atingidas. Em seguida, o coordenador-geral da RBMLQ-I, Carlos Otavio Afonso, apresentou a proposta do novo convênio, que foi discutida com os representantes dos órgãos delegados presentes, um de cada região do País.

Participaram da reunião o presidente do IPEM-PR, Rogério Moletta Nascimento, que representa a Região Sul; Arthur Galdino de Araújo, superintendente do Imeg-PB, representando a Região Nordeste; Marcio André, presidente do Ipem-AM, que representa a Região Norte; Bento Bezerra, presidente do Ipem-MT, representante da Região Centro-Oeste; e Melissa Martinelle, diretora geral do Ipem-MG, representante do Sudoeste.

O segundo dia de reunião contou com a presença de representantes da Secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia: a subsecretária de Supervisão e Controle, Luiza Deusdará e o analista de Comércio Exterior, Edgar Luiz. Foi apresentado para eles o modelo do convênio entre o Inmetro e a RBMLQ-I e eles puderam tirar dúvidas e dar orientações necessárias para que todo o trabalho aconteça de forma eficiente e benéfica para toda a população. “Essa iniciativa aproxima o Inmetro dos Ipems, que são os órgãos que de fato executam o trabalho de fiscalização nas pontas, e trouxe uma melhora muito interessante do ponto de vista de gestão, para entregar resultados para a sociedade”, avalia Deusdará.

O encontro também contou com a participação, por videoconferência, do secretário de Controle Externo da Administração Indireta no Rio de Janeiro, Carlos Teixeira, e de outros integrantes do Tribunal de Contas da União (TCU): o diretor Robson Chagas e o auditor Alcir Cruz.

Fonte: Assessoria de Comunicação IPEM-PR e Assessoria de Comunicação Inmetro

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem