Notícias

26/06/2020

Dia do Metrologista – 26 de Junho

O Dia do Metrologista é comemorado em 26 de junho no Brasil, sendo uma referência ao dia 26 de junho de 1862, quando o então imperador Dom Pedro II introduziu no Brasil, através da Lei número 1.175, o Sistema Métrico Decimal, a partir do Sistema Métrico Francês.

Todas as atividades relacionadas à adoção desse sistema, precursor do atual Sistema Internacional de Unidades, levaram à criação, em 1961, do Instituto Nacional de Pesos e Medidas e, em 1973, do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, o Inmetro. O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná foi criado em 1967.

Os  metrologistas são os profissionais que trabalham com metrologia! Metrologia é uma ciência, a ciência das medições. Ciência é feita por cientistas. Cientistas fazem medições. Então, será que todos os cientistas são metrologistas? Um dos mais renomados e importantes cientistas de todos os tempos, Lord Kelvin, escreveu:

“Na ciência física, um primeiro passo essencial no sentido de aprender um assunto é encontrar princípios de contagem numérica e métodos aplicáveis para medir alguma qualidade ligada a esse assunto. Costumo dizer que quando você pode medir aquilo sobre o que está falando e expressá-lo em números, você sabe algo sobre ele; mas quando você não consegue medi-lo, quando você não pode expressá-lo em números, o seu conhecimento é de um tipo frágil e insatisfatório: Ele pode ser o início do conhecimento, mas em seus pensamentos você pouco avançou para o estágio científico, seja qual for a questão.”

Na Cosmologia ou na Mecânica Quântica, no mundo infinitamente grande dos astros ou incrivelmente pequeno dos átomos, existe um metrologista traduzindo em números as grandezas físicas envolvidas nesses universos do conhecimento. E se nem todo metrologista é um cientista, todos os  que fazem ciência (e mais uma infinidade de outras coisas) precisam lidar com metrologia. A maioria dos metrologistas do IPEM-PR trabalha com metrologia legal, mas muitos trabalham com metrologia científica e industrial, e com avaliação da conformidade. Todavia, não importa em que área atue, se nos laboratórios, na indústria, no comércio ou nos serviços. Importa que são todos metrologistas.

Aqui no Instituto de Pesos e Medidas do Paraná são os metrologistas que, naturalmente, formam a base da instituição e se dedicam a exercer o controle das atividades metrológicas e da avaliação da conformidade no âmbito do Estado.

Pelo inestimável serviço que prestam à sociedade cumprimentamos, neste dia, a todos os metrologistas do Brasil e, em particular, aos metrologistas do IPEM-PR. Parabéns, a todos!

Leia mais sobre o Dia do Metrologista no site do IPEM-PR: http://www.ipem.pr.gov.br/2019/06/451/IPEM-PR-comemora-o-Dia-do-Metrologista.html

Fonte: Assessoria de Comunicação IPEM-PR

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem