Notícias

23/06/2020

IPEM-PR realiza medição do vagão padrão da empresa Rumo, no Porto de Paranaguá

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná esteve com uma equipe da Gerência de Calibração e Ensaios, sob o comando do gerente Carlos Alexandre Brero de Campos, no Porto de Paranaguá, para realizar o processo de medição para determinação da massa do vagão padrão da empresa Rumo, no final do mês de maio. Esse vagão padrão é utilizado pela Rumo como referência para realização de seus serviços.

A empresa Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil, oferecendo serviços logísticos de transporte ferroviário, entre outros. Para a calibração do vagão de referência, a Rumo entrou em contato com o IPEM-PR e solicitou um técnico para realizar o processo de medição para determinação da massa vagão padrão, mostrando o seu peso em quilogramas, e apresentação de um relatório de medição para esse vagão referência.

Segundo o gerente de Calibração e Ensaios do IPEM-PR, Carlos Alexandre, o trabalho foi realizado utilizando padrões calibrados em laboratórios acreditados, para garantir a confiabilidade no processo de medição. Esses processos são determinados em Portarias do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO. O IPEM-PR é o ente público estadual responsável por todos os trabalhos do INMETRO no Estado, através de convênio.

A importância desse trabalho do IPEM-PR se dá em colaboração com a segurança nas operações do Corredor de Exportação no Porto de Paranaguá, evitando prejuízos para todas as partes, garantindo maior credibilidade no cenário econômico nacional e até mundial, pois o Porto de Paranaguá é um dos maiores exportadores de grãos da América Latina.

Fonte: Assessoria de Comunicação IPEM-PR

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem