Notícias

07/08/2019

IPEM-PR alerta para compras de produtos têxteis para o Dia dos Pais

O Dia dos Pais será comemorado neste ano no dia 11 de agosto. A compra de presentes para os pais se intensifica nessa época, sendo que uma das opções de presentes mais procurados são os produtos têxteis. Para uma compra segura, o consumidor deve observar alguns itens que são obrigatórios na etiqueta do produto, como determinam as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, cuja fiscalização nos estados é realizada pelos Institutos de Pesos e Medidas, como no Paraná.

Algumas informações devem constar na etiqueta, que precisam estar em português, com dados sobre o fabricante ou importador – nome ou marca ou razão social do fabricante ou importador, incluindo o CNPJ e o país de origem, a composição têxtil: ordem decrescente do nome das fibras ou filamentos têxteis, indicação de tamanho, os símbolos do processo de conservação e limpeza, de acordo com a norma NM ISO 3758/2013.

Para a composição têxtil, vale a pena ressaltar que todos os tipos de filamentos utilizados para a produção da peça devem estar mencionados com a indicação percentual de cada um deles: por exemplo 70% algodão e 30% poliéster. Entretanto, é proibido o uso dos nomes das marcas comerciais ou em inglês, como nylon, popeline, lycra, lurex e rayon. Essa é uma questão de saúde pública, pois muitas pessoas têm alergias a determinados tecidos, e a etiqueta pode ajudar nessa prevenção.

No que diz respeito à conservação e tratamento do produto, a etiqueta deve trazer elementos de orientação, e podem ser indicadas através de símbolos ou textos e devem seguir a sequência correta de utilização do produto, como lavagem, alvejamento, secagem, passadoria (ferro de passar) e limpeza profissional (lavagem a seco).

O tamanho das peças de vestuário pode ser indicado por numeração ou letras (38, 40, 42; P, M, G). Vale destacar que se os produtos forem embalados hermeticamente e isto dificultar a visualização das informações, a embalagem deve apresentar, pelo menos, a composição têxtil, pais de origem e tamanho, e quando apresentar mais de uma unidade deve ser informado o número de unidades e a impossibilidade de serem vendidos separadamente.

OUVIDORIA DO IPEM-PR - O consumidor que desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do IPEM-PR pelo telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, das 8 h às 12 h e 13 h às 17 h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.pr.gov.br, ou acessar o site www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”, e relatar o seu caso.

Fonte: Assessoria de Comunicação IPEM-PR

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem