Notícias

03/06/2019

Operação Especial Festas Juninas

Para garantir que o consumidor leve para casa produtos com a quantidade pela qual pagou, o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná realiza a Operação Especial Festas Juninas, que iniciou com a coleta de produtos típicos da época no dia 13 de maio. Esses itens foram levados aos laboratórios do IPEM-PR, para realização de exames, que serão feitos até o dia 14 de junho, nas unidades em Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel e Guarapuava.

Os produtos mais fiscalizados nessa época são milho de pipoca, amendoim, canjica, vinhos populares, aguardente de cana, doces da época em geral, goiabadas, canela em rama e em pó, cravo da índia, noz-moscada, além de estalinhos (traques) e saquinhos de pipoca (unidades). Os fiscais visitaram fábricas, supermercados, mercados de bairro, feira, mercearias e padarias.

A participação da sociedade na fiscalização dos produtos pré-embalados, que são aqueles pesados e medidos longe da presença do consumidor, é importante, pois ao adquirir esses itens devem observar se na embalagem constam de forma clara e na vista principal da embalagem a quantidade que está sendo comercializada. O chamado conteúdo nominal (a quantidade declarada) deve ser apresentado em cor contrastante com o fundo onde estiver impresso, de modo a facilitar a identificação da informação pelo consumidor.

Foco na etiqueta: Alguns itens muito procurados nesse período – como doces e bolos – podem ser embalados e/ou etiquetados pelo próprio estabelecimento. Nesses casos, a indicação deve se referir somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem (tara). O mesmo vale para embutidos, como salsichas para cachorro-quente e salsichões.

De olho na balança: Ao comprar qualquer artigo a peso, lembre-se que as balanças usadas no comércio devem ser aprovadas e verificadas pelo IPEM-PR/INMETRO. Para saber se a aprovação está em dia, observe se ela tem o selo de “verificado até 2019 (ou 2020)”. E se a balança tiver informações como peso e preço em inglês, desconfie!

OUVIDORIA DO IPEM-PR - O consumidor que desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do IPEM-PR pelo telefone 0800 645 0102, de segunda a sexta, das 8 h às 12 h e 13 h às 17 h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.pr.gov.br, ou acessar o site www.ipem.pr.gov.br, no link “Ouvidoria”, e relatar o seu caso.

Fonte: Assessoria de Comunicação IPEM-PR

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem