Notícias Presidente Oliveira Filho visita Laboratório Antifraudes e Sala-Cofre do Ipem-SP 25/05/2018

O presidente do Ipem/PR Oliveira Filho esteve na sede do Ipem em São Paulo, quando foi recepcionado pelo superintendente Guaracy Fontes Monteiro Filho e pelo diretor de Metrologia e Qualidade Oswaldo Alves Ferreira Júnior. Oliveira conheceu, nos dias 22 e 23, a Sala-Cofre e o Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Antifraudes (LABDATA), localizados na sede do Instituto, na zona sul da capital paulista.

Na quarta-feira (22), durante a visita, o presidente do Ipem/PR conheceu a Sala-Cofre instalada naquela unidade. O diretor de Infraestrutura de TI Jefferson dos Santos e a diretora de Suporte de TI Leandra Franco acompanharam a visita do presidente Oliveira Filho à Sala-Cofre.

A Sala-Cofre armazena documentos eletrônicos processados pelo ente público, inclusive dados do Inmetro, com back-up próprio. Um ambiente protegido de alta capacidade e preparado inclusive para aguentar qualquer tipo de acidente natural, terremotos, desabamentos, inundações, salvaguardando todas as informações.

Oliveira Filho, ainda na sede do Ipem de São Paulo, visitou, na quarta-feira, o Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Antifraudes (LABDATA). O presidente do Ipem/PR destacou a estrutura e técnicas para pegar fraudes eletrônicas em bombas de combustíveis desenvolvidas no Laboratório. “Os outros órgãos delegados nos estados têm muita a aprender com o LABDATA, porque as fraudes eletrônicas estão sendo cada vez mais difundidas, e precisamos nos atualizar para combater os fraudadores”, disse Oliveira Filho.

LABDATA - O LABDATA foi instalado no ano passado, durante as comemorações dos 50 anos do Ipem/SP, sendo destinado a ser um espaço de estudos, capacitação, treinamento e emissão de laudos periciais que servirão como prova jurídica contra fraude metrológica em combustível. Todos os equipamentos do LABDATA foram financiados pela iniciativa privada, doados pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom).

Sala-Cofre - Ambiente físico seguro, célula Aceco / Lampertz, modelo S 60 D TIBO B, com 26 m2, dotada de 1 porta Sommer, sistema de iluminação interna, iluminação de emergência, X passagens blindadas para cabos de rede e elétrica, painel de comando da Sala-Cofre. A Sala-Cofre é certificada pela ECB-S European Certification Board – Security e pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, em conformidade com as normas EN 1047-2 e NBR 15.247.

Fonte: Assessoria de Comunicação Ipem/PR

Recomendar esta notícia via e-mail: