Notícias 50 anos do Ipem-PR reúne autoridades estaduais e dirigentes do Inmetro em sessão solene na Alep 11/10/2017

Os 50 anos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná foi celebrado ontem (10), com homenagem realizada na Assembleia Legislativa do Paraná, em sessão solene, por iniciativa dos deputados Pastor Edson Praczyk e Gilberto Ribeiro. O evento reuniu quase 300 pessoas, entre autoridades, dirigentes, funcionários e ex-funcionário, e ex-presidentes do Ipem-PR que ocuparam o Plenário da Alep com faixas e banners que marcaram o cinquentenário do Instituto. A Banda da Polícia Militar também participou no evento que marcou o cinquentenário do Instituto.

Durante a solenidade aconteceu o lançamento do selo personalizado alusivo à data, com a participação dos Correios. Uma peça filatélica composta pela logomarca do Ipem-PR, circundada pela arte estilizada de um pinhão na cor verde, com fundo azul, que representam as cores da autarquia estadual, o numeral 50 e as datas relativas ao cinquentenário. A obliteração, que é a assinatura do selo, foi realizada por Oliveira Filho, presidente do Ipem-PR, pelo presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, pelo deputado Praczyk, e pelo presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche.

A sessão solene em homenagem aos 50 anos do Ipem-PR foi presidida pelo deputado Praczyk e contou com as presenças do presidente do Ipem, Oliveira Filho; deputado Stephanes Junior; do secretário estadual de Planejamento e Coordenação Geral, Juraci Barbosa Sobrinho; do superintendente estadual de Operações dos Correios no Paraná, Paulo Cesar Kremer dos Santos; do presidente do INMETRO, Carlos Augusto Azevedo; do professor Francisco Assis Mendonça, representando o reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca; do professor Walter Luis Mikos, representando o reitor da UTFPR, Luis Alberto Pilati; do diretor-presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche; e do diretor superintendente do Paraná Metrologia, Celso Kloss; e de dirigentes dos Ipems nos Estados, entre outras autoridades.

O presidente do Ipem-PR, Oliveira Filho, agradeceu a homenagem proposta pelos deputados Pastor Praczyk e Gilberto Ribeiro “pela sensibilidade dos parlamentares em abrir a Casa de Leis para comemorar uma data tão significativa para a Instituição, pois comemorar 50 anos não é para qualquer um”, ressaltou. Oliveira falou ainda que “esses 50 anos foram muita luta, de percalços, mas conseguimos chegar a essa data com a ajuda dos funcionários que presenciaram a solenidade. Muitos servidores e colaboradores se deslocaram do interior, das regionais, para prestigiar os 50 anos da empresa onde trabalham, isso não tem preço para um dirigente”, declarou o presidente do Ipem-PR.

O secretário Estadual do Planejamento e Coordenação Geral, Juraci Barbosa, que já ocupou a presidência do Ipem-PR de 1995 a 1999, compôs a mesa diretora da sessão solene. Juraci Barbosa falou da importância do Instituto para a sociedade, “pois é um órgão de fiscalização e garantidor de produtos e serviços com qualidade, quantidade e medição corretos, representando uma segurança para o consumidor e para a sociedade”, declarou o secretário.

O deputado estadual Pastor Edson Praczyk, que presidiu a sessão solene, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Ipem-PR: “falar do Ipem é assunto complexo. Quando falamos do Ipem falamos de responsabilidade, de cuidado, de zelo, de uma infinidade de instrumentos que envolvem saúde, segurança, transporte, alimentação, e muitos outros. Cito aqui o exemplo dos cintos de segurança dos veículos, que são analisados pelos agentes de fiscalização do Ipem para que no momento de necessidade ele não falhe! Esse é apenas um, mas existe uma infinidade de outros”, disse Praczyk, que encerrou sua fala com a frase: “Esses 50 anos do Ipem nos orgulha!”.

O presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, falou sobre o Ipem do Paraná como “um braço do Inmetro. São os Ipems, órgãos delegados nos estado, que atendem o púbico, que fazem efetivamente a defesa do consumidor, que combatem fraudes, que garantem a segurança do consumidor, e que fazem acontecer a relação comercial justa entre empresários”. O presidente do Inmetro destacou a atuação do Ipem paranaense: “um dos mais bem estruturados do país, sob o comando do Oliveira Filho”, disse. Azevedo ressaltou o papel dos Ipems no País, “se o Ipem não funcionar bem, o Inmetro também não vai bem!”

HOMENAGENS – Durante a sessão solene, a Assembleia Legislativa e o Ipem fizeram homenagens conjuntas, com entrega de Menção Honrosa e Placa Comemorativa dos 50 anos, aos servidores e colaboradores e ex-presidentes do Ipem-PR. Entre os ex-presidentes do Instituto que estavam presentes ao evento, foram homenageados Paulo Fontana Junqueira, que atuou como presidente entre os anos de 1971 e 1987; Juraci Barbosa sobrinho, que atuou entre os anos de 1995 e 1999; Paulo Maia de Oliveira, foi presidente entre 1999 a 2002; Marco Antonio Lima Berberi, que presidiu entre os anos de 2006 e 2010; e Galdino Alves Júnior, foi presidente em 2010.

DIRIGENTES DE OUTROS ESTADOS – A sessão solene também contou com a presença de dirigentes e integrantes de outros órgãos delegados do Inmetro nos Estados, entre eles: Fernando Sette (MG), Arlindo Afonso Alves (SP), Guaracy Monteiro (SP), Osvaldo Carvalho (SP), Léo de Souza (SE). Da diretoria do Inmetro estavam presentes: Pedro Paulo (Cored), Daniel de Oliveira (Procurador), Rogério da Silva Fernandes (Auditor-Chefe), e Daniel Campos da Silva (Assessor do Presidente). Também estava Maurício Evangelista da Silva que fez palestra sobre “A Evolução da Metrologia nos Últimos 50 anos”, ministrada na manhã de ontem, com a participação de todos os funcionários do Ipem-PR.

Fonte: Assessoria de Imprensa - IPEM-PR

Arquivo anexado:

Recomendar esta notícia via e-mail: